Negócios Organização Papelaria

O planejamento diário e sua importância

Planejamento Diário Organização Pessoal Coaching Dicas Profissional Ajuda Acompanhamento

Pra começar esse post sobre planejamento diário temos que relembrar algo importante: Já falei aqui no blog sobre o planejamento anual, trimestral, mensal, semanal. Além disso, expliquei como fazê-lo e qual a sua importância. Os posts foram ótimos e recebi vários elogios como feedback, mas será que existe uma forma de alcançar todos os objetivos finais sem organizar seus dias antes? Sem o planejamento diário é muito mais difícil se organizar para realizar todas as atividades necessárias para aquele momento e alcançar metas mais “distantes”. Por isso, já respondo a pergunta que fiz anteriormente: Não.

Toda noite, antes de dormir, pego minha agenda e listo todas as minhas prioridades do dia seguinte. Anoto tudo que eu tenho que fazer com mais urgência em ordem cronológica e no fim, como lembrete, atividades menos importantes mas que podem ser adiantadas caso sobre um tempinho. Como expliquei no post sobre Visual Thinking, passar seus projetos (até mesmo os menores) para o papel facilitam muito na visualização do que deve ser feito e otimiza seu processo para que os resultados sejam alcançados.

Não existe um segredo sobre como fazer um planejamento diário, mas para que ele se torne mais funcional, aqui vão algumas dicas especiais:

Separe uma agenda, caderno ou planner

Existem alguns panners diários prontos disponíveis no mercado, principalmente em sites que vendem materiais de papelaria importados ou feitos por artesãs em modelos exclusivos. Você pode comprar um desses ou improvisar. O importante é que você separe uma agenda ou caderno especialmente para isso, dessa forma, o seu objetivo fica mais claro e tudo mais organizado.

Faça as anotações antes de dormir

Quando deitamos para dormir nós lembramos de várias coisas que devem ser feitas nos próximos dias, mas quando acordamos, boa parte dos planos já se perdeu na noite de sono. Por isso é importante listar suas tarefas na noite anterior. Caso você esqueça, tudo bem fazer pela manhã, mas tente tornar isso um compromisso para que o adiamento não aconteça sempre.

Não sobrecarregue seu planejamento diário

Coloque no seu planejamento apenas o que é possível realizar, dessa forma, você poderá analisar melhor como você se saiu. No fim do dia você verá o que fez e o que não fez, e saberá se seu dia foi produtivo ou se você desperdiçou tempo em atividades inúteis não programadas.

Marque as atividades já realizadas

Vá fazendo alterações na sua lista. Todas as atividades já realizadas devem ser riscadas ou receber um “ok”, isso dá um incentivo a mais para agir, afinal, ao ver a lista sendo eliminada a sensação é de prazer e realização! No fim do dia, as ações que não foram realizadas devem ser marcadas como adiadas para o dia seguinte. Cancelar ações e desistir de projetos que só dependem de você não é mais permitido!

O que achou do post? As informações e dicas expostas aqui foram úteis? De que forma? Deixe seu comentário contando sua opinião. Não gasta muito tempo e dessa forma você ajudará o Garotas Dizem a melhorar cada vez mais. ♥

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Reply
    Sororidade bloguística: os melhores links que você vai ver hoje - Modices
    18/03/2017 as 10:06 am

    […] Planejamento diário para uma vida mais organizada – Garotas Dizem […]

  • Reply
    Helena Mattos
    25/03/2017 as 5:22 pm

    Adorei as dicas Lorenna! Sempre usei agenda e agora tô usando o bullet journal – e tô amando. Beijos!

  • Deixe seu recado. Sua opinião é muito importante para nós! ♥